sexta-feira, 3 de maio de 2013

Apagão de Líder

Se há empresas que não possuem líderes suficientemente preparados para acompanhar seu ritmo de expansão e renovação de talentos, é porque não conhecem adequadamente o perfil profissional de seus colaboradores, já que nunca se preocuparam na implantação de um programa para qualificar e reter seus profissionais estratégicos.

Uma parte considerável deles nasceu e cresceu no berço da própria entidade, cujo aprendizado deu-se na prática do dia a dia, muitas vezes tirando leite de pedra. Porém, como o berço estava mais para manjedoura, não foram suficientemente preparados para formar equipes e serem multiplicadores de líderes.

Estas empresas que vivem em pane e completamente cegas para as pessoas, não conhecem o desempenho, comportamento e capacidade de delegação de seus profissionais, portanto, não podem alçar voos arrojados.

Elas simplesmente avaliam e focam aspectos relativos às questões administrativas e financeiras, conduzindo a um ambiente altamente competitivo, desgastante e estressante, sem que sejam atingidos resultados consistentes e coerentes, a despeito dos esforços feitos de forma sistemática.

 Como gastam muita energia em prol de nada e operam na mesmice, não possuem capacidade de formar e reter talentos, bem como não são capazes de definir o perfil ideal para cada uma das suas estratégias, seja para construir equipes ou integrar um novo negócio.

Por não possuírem uma linha sucessória bem planejada, seus líderes não possuem sucessores selecionados nos quadros da empresa, perdendo a possibilidade de ter profissionais mais alinhados com os seus valores e cultura.

Nestas empresas, a escassez de renovação de pessoas talentosas, faz com que poucos detenham o conhecimento e o poder de decisão, centralizando as informações, evitando que ela se propague na geração de competência para a formação da liderança.

A energia gerada além de cara e fraca gera choques e picos de tensão, muitas vezes queimando todas as possibilidades de acender uma luz no fim do túnel, por meio da qual seria possível iluminar o caminho que levaria ao encontro de líderes de alto desempenho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário